Boxe Chinês



    

      É a parte integrante das competições de Wushu (kungfu) e tornou-se importante a partir do campeonato mundial de 1991. Neste mesmo ano foi criada uma liga profissional de Sanshou, ano em que foram criadas as primeiras regras internacionais de Wushu. ”Sanshou” é também chamado de Sanda em cantonês que traduzindo significa ”mãos livres”, e se refere ao combate livre. Força, garra, luta de contato, são lemas das atividades dessa luta, que teve rápido crescimento e atinge grandes popularidades em todo o mundo. 


     ORIGEM: Historicamente, a modalidade conheceu sua origem a centenas de anos quando lutas corporais agitavam a China, tanto com as mãos livres quanto com as armas, os desafios eram realizados sem regras e, na maioria das vezes, resultavam em morte ou ferimentos graves aos lutadores. 

     REGRAS: as regras do boxe chinês são aquelas que mais se aproximam de uma situação de combate real, permitindo um contato amplo entre os oponentes com chutes, socos, cotoveladas, joelhadas, quedas e arremessos. Em um torneio o lutador pode vencer tanto por nocaute como por pontos, 2 rounds de 2 minutos cada, seguido de um terceiro round em caso de empate. 

     PROTETORES: Capacete, calça ou shorts, coquilha, protetor de tórax, protetor de canela, protetor bucal. Obs: Os profissionais não utilizam capacete e nem protetor de tórax, lutador não pode usar golpes de quebramentos, torções e golpes em pontos vitais. 

     BENEFICIOS: Apesar de ser um esporte de contato, tem vários benefícios. Raciocínio rápido, perda de peso, desenvolvimento físico e mental, perda do medo, desenvolvimento da agilidade e força, retirada de vícios, saúde e condicionamento físico com resistência corporal, relaxamento mental. 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger | Printable Coupons